Celebrado em todo o país, o Setembro Dourado é uma das maiores mobilizações em prol da saúde de crianças e adolescentes que lutam contra o câncer e tem como foco o diagnóstico precoce
Neste mês de setembro a Associação Peter Pan lança a campanha “Terra do Sempre – um lugar tão real quanto o sorriso de uma criança bem assistida”. A iniciativa que tem como objetivo mostrar para a população que é possível fazer uma grande diferença com um pequeno valor. Doando apenas R$ 1 real por dia (R$ 30,00 mensais), as pessoas podem contribuir com a causa do câncer infantojuvenil. Para isso, basta acessar o link https://cielolink.com.br/39rjTNJ, fazer o cadastro e se tornar um Amigo Peter Pan.
As doações são destinadas para oferecer um acolhimento social, conforto e melhor qualidade de vida para os pacientes em tratamento e suas famílias, como por exemplo: doações de muletas, cadeiras de rodas, kits de higienes, apoio em viagens para realização de procedimentos médicos em outros estados, realizações de sonhos, reformas e adaptações habitacionais e muito mais.
A nova campanha tem como mote a mobilização do Setembro Dourado, como explica a Gerente de Atividades Sociais da APP, Sandra Salgado. “A humanização do tratamento oncológico é imprescindível para o bem-estar desse paciente que luta contra a doença, bem como da família que, emocionalmente, adoece junto. Há 26 anos a Associação Peter Pan assumiu a missão de amenizar a dor que vem com a descoberta de um câncer e esse trabalho só vem sendo possível graças a solidariedade e o apoio dos nossos doadores. Neste mês celebramos o Setembro Dourado, uma campanha em prol da vida, por isso não existe ocasião melhor para construirmos a Terra do Sempre, um local onde as crianças podem crescer e construir grandes futuros”.
O Setembro Dourado
O Setembro Dourado foi criado para chamar a atenção, por meio de ações preventivas e educativas, para os sinais e sintomas do câncer infantojuvenil. A data também tem como foco buscar por políticas públicas em prol do Diagnóstico Precoce, principal aliado no combate ao câncer infantil e, ainda, um dos maiores desafios na busca pela cura.
O câncer faz parte da nossa realidade e, apesar do que grande parte população acredita, ele tem cura. Cerca de 80% das crianças e adolescentes em países desenvolvidos e 70% nos países em desenvolvimento, se diagnosticados precocemente, podem ser curados e ter qualidade de vida no futuro.
Neste mês, a instituição irá promover importantes debates em suas redes sociais acerca dos principais tipos de câncer, informando e esclarecendo sobre os sinais e sintomas que devemos ficar atentos.