APPonco

APPonco: o primeiro aplicativo da oncologia pediátrica do país com chat online

O novo aplicativo disponibiliza gratuitamente duas versões de acesso: uma com foco nos profissionais da saúde e outra destinada a pacientes, familiares e cuidadores.

Promover acesso rápido e seguro à informação sobre o câncer infantojuvenil para profissionais de saúde, pacientes, familiares e cuidadores através de uma solução tecnológica mediada por aplicativo. Este é o objetivo do novo aplicativo do segmento de oncologia pediátrica, APPonco.

As estimativas apontam o maior risco de câncer na região Sul (151,19/milhão), seguida pela região Sudeste (144,11/milhão), região Centro-Oeste (128,19/milhão), região Nordeste (114,23/milhão) e por fim região Norte (87,56/milhão). No Ceará são esperados 340 novos casos a cada ano do triênio (2023-2025), segundo o INCA.

A iniciativa realizada pela Associação Peter Pan, com o apoio da Confederação Nacional das Instituições de Apoio e Assistência à Criança e ao Adolescente com Câncer (CONIACC) e desenvolvimento tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), prevê grande contribuição no diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil, impactando no índice de cura de crianças e adolescentes de todo o país.

A criação do APPonco surgiu da necessidade de disponibilizar uma ferramenta com a qual o profissional da saúde pudesse tirar suas dúvidas, mesmo à distância, perante um possível paciente oncológico, além de poder estar sempre se atualizando, como explica a oncohematologista, Superintendente Médica da APP e idealizadora do projeto, Dra. Sandra Emília Almeida Prazeres.

“Em um caso de suspeita de câncer, o profissional teria que estudar o quadro, remarcar a consulta, fazer exames, até chegar ao diagnóstico preciso. Todo esse processo demanda tempo e quando se fala em câncer de crianças e adolescentes, tempo é algo valioso, visto o rápido desenvolvimento do tumor”.

Conhecendo o APPonco

A ferramenta foi pensada para atender os dois públicos de interesse primordial, profissionais de saúde, principalmente pediatras e profissionais inseridos no programa de Atenção Básica de Saúde, e familiares ou cuidadores dos pacientes oncológicos. Além dessas duas esferas, o APPonco é uma fonte de informação útil para qualquer pessoa que tenha interesse e dúvidas a respeito do câncer infantojuvenil. 

  • Versão para os profissionais de Saúde

Profissionais da saúde como médicos, dentistas, enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliares de saúde bucal e agentes comunitários de saúde tem acesso rápido a diversos conteúdos, cuidadosamente selecionados, na área de oncologia pediátrica. Dentro aplicativo eles encontram:

  • Sinais e sintomas 
  • Como os sinais se manifestam no corpo da criança ou do adolescente
  • Tipo (s) de câncer (es) mais comuns, com base nos sintomas
  • Principais eventos no segmento de oncologia pediátrica

O aplicativo divide os tipos de câncer por tumores hematológicos, são as doenças ligadas ao sangue, e tumores oncológicos, de constituição sólida. Em cada tipo de tumor existe a definição de como se dá a doença, os principais sintomas e um fluxograma que orienta o profissional da saúde a reconhecer se determinado sinal indica um possível câncer e quais os passos seguintes para chegar a um diagnóstico precoce e preciso. 

  • Versão para pacientes, familiares e cuidadores 

Para os interessados em saber mais sobre o câncer infantojuvenil, o APPonco disponibiliza uma lista de conteúdos variados, nos mais diversos aspectos da patologia. Com uma linguagem simples e de fácil compreensão, o aplicativo traz informações sobre:

  • O que é Câncer
  • Tipos de câncer infantojuvenil
  • Tratamentos e seus efeitos colaterais
  • Cuidados com o paciente (Higiene, Nutrição, Vacinação e Psicologia). 
  • FAQ (Frequently Asked Questions – Tradução: Dúvidas Frequentes)
  • Relação de os hospitais do Brasil que contam com a ala de oncologia pediátrica e atendem por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) 

O Diferencial 

O APPonco é o primeiro aplicativo do Brasil que disponibiliza o serviço de chat online. A ferramenta conta com um plantonista (oncologista pediátrico) que está disponível de segunda a sexta-feira, durante 4 horas, para atender e esclarecer dúvidas dos usuários da saúde, como explica a Dra. Sandra Emília. 

“Nós tivemos o cuidado de listar uma série de dúvidas mais frequentes para ajudar o trabalho desses profissionais, mas caso ele ainda tenha mais questionamentos, poderá utilizar o serviço do chat, obtendo um retorno seguro e rápido”. 

Além do chat, os profissionais da saúde contam com um serviço de notificações que irá alertá-los sobre congressos, simpósios, encontros e demais eventos na área da oncologia pediátrica. 

Ver vídeo

Baixe gratuitamente agora mesmo em seu celular!
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com