Curso EAD – Salvando Vidas I: Uma estratégia em prol do Diagnóstico Precoce do câncer infantojuvenil

No Brasil, o câncer infantojuvenil representa a primeira causa de morte entre zero e dezenove anos, sendo a prevenção secundária à saúde a estratégia mais eficaz para aumentar as chances de cura. O diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil (DPCIJ) reduz o tempo entre os primeiros sintomas e o início do tratamento, porém depende da atuação eficaz das equipes da atenção à saúde primária e secundária que, para tal, devem ser capacitados. As organizações não governamentais (ONGs) têm papel expressivo nesta frente e algumas fazem parte de esforço multicêntrico para capacitar profissionais da saúde sobre esta temática.  

 

O objetivo é apresentar um curso à distância sobre o DPCIJ produzido pela Associação Peter Pan (APP), ONG cearense que trabalha para elevar o índice de cura e melhorar a qualidade de vida de crianças e adolescentes com câncer.

 

O curso “EAD Salvando Vidas I” foi selecionado pela Confederação Nacional de Instituições de Apoio e Assistência à Criança e ao Adolescente com Câncer, pela relevância da temática e potencial de alcance. A capacitação, voltada para profissionais da saúde e educação, tem dois níveis de complexidade: médio e superior, ambos contendo 09 módulos que abordam as políticas públicas de prevenção e controle do câncer infantojuvenil, os sinais e sintomas, as condutas para o diagnóstico precoce e o sistema de referência e contrarreferência dos pacientes, todos desenvolvidos voluntariamente por profissionais com expertise em oncopediatria.

 

Os participantes certificados são agentes difusores do diagnóstico precoce, mesmo que submetidos à rotatividade de vínculos de trabalho na rede pública de saúde. A educação à distância favorece o acesso de participantes, porém esta modalidade de ensino enfrenta o desafio da conclusão das atividades e essa problemática se fez notar na experiência em tela. A articulação com o sistema de educação permanente estadual é fator relevante para êxito, uma vez que é no interior dos processos formativos do sistema único de saúde que reside o potencial de capacitação das equipes multiprofissionais.

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com