O impacto que o câncer causa na saúde psíquica de crianças e adolescentes pode ocasionar, mais que o sofrimento psicológico, a ocorrência de psicopatologias que requerem assistência psiquiátrica. Ademais, existem pacientes acometidos pelo câncer infantojuvenil que convivem com transtornos mentais anteriores à doença e que se agravam a partir dela. Esta situação causa intensa preocupação nos pais em como compreender e manejar os comportamentos do(a)  filho(a).

Ciente da importância da integração entre o tratamento médico e os cuidados em saúde mental, a Associação Peter Pan mantém um Ambulatório de Psiquiatria exclusivo para os pacientes do Centro Pediátrico do Câncer. Com esta ação, busca-se que crianças e adolescentes submetidos às terapêuticas para controle/cura do câncer com queixas psicopatológicas tenham acesso ao diagnóstico, ao tratamento, à recuperação e à reabilitação de transtornos mentais.

O atendimento psiquiátrico inclui o acolhimento para pacientes de primeira vez, realização de exames de queixas psicopatológicas, elaboração e/ou confirmação de hipótese diagnóstica e estabelecimento do plano terapêutico. O serviço funciona semanalmente com atendimento em regime de consultório e interconsultas com pacientes internados por meio de discussão do caso com o médico assistente, para otimização de condutas. Para os familiares, é realizada escuta e orientação, com a prestação de informações visando fortalecer o papel da mãe nos cuidados com a saúde emocional dos pacientes.

O acesso ao atendimento psiquiátrico se dá mediante encaminhamento de médicos, psicólogos e/ou outros profissionais de saúde. Este serviço ainda participa de atividades de ensino, pesquisa e extensão, em parceria com universidades.

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com