A Associação Peter Pan (APP) nasceu da vontade de amar e de tornar melhor a vida de crianças e adolescentes com câncer. Criada em 1996, a instituição vem transformando o cenário do câncer infantojuvenil no estado do Ceará nesses 27 anos de história. Com a colaboração de diversas empresas, doadores e voluntários, a entidade inaugurou o Hospital Dia Peter Pan quatro anos após sua fundação, no ano 2000, germinando a semente que hoje é referência no tratamento do câncer infantojuvenil na sociedade cearense e em outros estados do Norte e Nordeste do Brasil.
No ano de 2010 a Associação Peter Pan entregou à população o Centro Pediátrico do Câncer, ou Hospital Peter Pan, como é carinhosamente conhecido. Em parceria com o Hospital Infantil Albert Sabin, o local atende e acolhe milhares de pacientes e seus familiares todos os anos. Atualmente, cerca de 1.100 crianças e adolescentes recebem, mensalmente, assistência e apoio ao tratamento contra o câncer.
Essas realizações só são possíveis graças à ajuda e confiança dos nossos doadores, empresas amigas, voluntários e poder público. Sem eles, proporcionar um tratamento humanizado às nossas crianças e adolescentes, se tornaria uma tarefa muito mais difícil.
Olga Freire, Fundadora da Associação Peter Pan
Atendimento Humanizado
Além do CPC, a Associação Peter Pan realiza dezesseis programas sociais. Essas iniciativas acompanham o paciente desde o primeiro contato com o hospital até o pós-tratamento e, em 2022, as ações somaram 47.480 assistências. Em média, cada criança é beneficiada por 4 programas sociais, como a distribuição de cestas nutricionais, reformas e adaptações de residências, doação de cadeiras de rodas, realização de sonhos, apoio a viagens para a realização de tratamentos e procedimentos cirúrgicos em outros estados e diversas outras ações que levam esperança de vida e futuro aos jovens pacientes e aos seus familiares. “Conseguir a cura não é somente uma vitória do paciente. É uma conquista de todos que escolheram batalhar pela vida de cada um deles”, revela Olga.
Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), estima-se que o Brasil terá 704 mil novos casos de câncer a cada ano do triênio 2023-2025 e, desse total, cerca de 7.930 serão crianças e adolescentes de 0 a 19 anos.
A atuação conjunta dos procedimentos clínicos e ações sociais é o grande diferencial do Hospital Peter Pan.
Já foi comprovado cientificamente que a humanização durante um tratamento médico contribui no processo de cura do paciente. O amor também é remédio.
Olga Freire, Fundadora da Associação Peter Pan
Centro Pediátrico do Câncer
O Hospital Dia nasceu no ano 2000 e, dez anos após sua construção, a Associação Peter Pan ergueu e equipou o Centro Pediátrico do Câncer (CPC) que, desde então, passou por várias ampliações. Atualmente, o prédio possui uma área de 4.995 m² e conta com:
- 12 consultórios
- 24 leitos de quimioterapia sequencial
- 16 leitos de quimioterapia dia
- 38 leitos de enfermaria (atendendo também Cuidados Paliativos)
- 10 leitos de isolamento
- 10 leitos de UTI
- Brinquedoteca
- Espaço do Adolescente
- ABC+Saúde
E demais áreas técnicas hospitalares.
As novas instalações trazem maior conforto aos pacientes, tendo a demanda crescente de novos casos do câncer infantojuvenil provocado constantes intervenções de forma a garantir um tratamento ágil e eficiente. A 3ª etapa do prédio está em pleno andamento e novos espaços estão sendo construídos visando sempre a agilidade e humanização do atendimento.
Prêmios e Reconhecimentos
A instituição conquistou o reconhecimento em 2019 como a Melhor ONG do país. Por suas boas práticas em quesitos como causa de atuação, representação e responsabilidade, gestão e planejamento, estratégia de financiamento, comunicação e prestação de contas, a Associação Peter Pan segue entre as 100 Melhores ONGs do Brasil nos anos de 2020 e 2022.
O programa de voluntariado da APP Pan foi eleito o melhor do país na categoria de Gestão de Programa de Voluntariados em OSCs (Organizações da Sociedade Civil) na segunda edição do prêmio VOL 2022.
Ainda em 2022, a Associação Peter Pan garantiu o 1º lugar no 11º Encontro do FórumDCNTs com o projeto EAD “Salvando Vidas I”. Na ocasião, foram apresentados os 5 projetos de maior destaque sob a premissa do enfrentamento às doenças crônicas não transmissíveis, sendo o projeto da APP o grande ganhador.
Há 27 anos a APP tem feito a diferença na vida de milhares de famílias que lutam contra o câncer, possibilitando um futuro para esses guerreiros. Estar entre as melhores ONGs, ter o nosso programa de voluntariado eleito como o melhor do país, além de tantos outros importantes reconhecimentos, é a chancela do compromisso, da responsabilidade e da transparência das nossas ações nessas mais de duas décadas. Trazer esses prêmios para casa é mostrar para cada colaborador, voluntário, doador, paciente e familiar que o apoio e a confiança que empregam nessa causa nos colocou entre as melhores instituições do Brasil. Nossa gratidão!