A Associação Peter Pan (APP) nasceu da vontade de amar e de tornar melhor a vida de crianças e adolescentes com câncer. Criada em 1996, a instituição vem transformando o cenário do câncer infantojuvenil no estado do Ceará em 28 anos de história. Com a colaboração de diversas empresas, doadores e voluntários, a entidade inaugurou o Hospital Dia Peter Pan quatro anos após sua fundação, no ano 2000, germinando a semente que hoje é referência no tratamento do câncer infantojuvenil na sociedade cearense e em outros estados do Norte e Nordeste do Brasil.

No ano de 2010, a Associação Peter Pan entregou à população o Centro Pediátrico do Câncer (CPC), ou Hospital Peter Pan, como é carinhosamente conhecido. Em parceria com o Hospital Infantil Albert Sabin, o local atende e acolhe milhares de pacientes e seus familiares todos os anos. Atualmente, cerca de 1.300 famílias recebem, mensalmente, assistência e apoio ao tratamento contra o câncer.

Essas realizações só são possíveis graças à ajuda e confiança dos nossos doadores, empresas amigas, voluntários e poder público. Sem eles, proporcionar um tratamento humanizado às nossas crianças e adolescentes, se tornaria uma tarefa muito mais difícil.

Michele Holanda, Superintendente Executiva da APP.
paciente site
Atendimento Humanizado 2

Atendimento Humanizado

Além de ter erguido o CPC, a Associação Peter Pan realiza dezesseis programas sociais, que são o coração da instituição. Essas iniciativas acompanham o paciente desde o primeiro contato com o hospital até o pós-tratamento somando, em 2023, 66.086 assistências. Cada criança ou adolescente participa de pelo menos 4 programas sociais, como a distribuição de cestas nutricionais, reformas e adaptações de residências, doação de cadeiras de rodas, realização de sonhos, apoio a viagens para a realização de tratamentos e procedimentos cirúrgicos em outros estados e diversas outras ações que levam esperança de vida e futuro aos jovens pacientes e aos seus familiares.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), estima-se que o Brasil terá 704 mil novos casos de câncer a cada ano do triênio 2023-2025 e, desse total, cerca de 7.930 serão crianças e adolescentes de 0 a 19 anos.

A atuação conjunta dos procedimentos clínicos e ações sociais é o grande diferencial do Hospital Peter Pan.

Já foi comprovado cientificamente que a humanização durante um tratamento médico contribui no processo de cura do paciente. O amor também é remédio.

Sandra Salgado, Gerente de Atenção Integral da Associação Peter Pan.

Centro Pediátrico do Câncer

O Hospital Dia nasceu no ano 2000 e, dez anos após sua construção, a Associação Peter Pan ergueu e equipou o Centro Pediátrico do Câncer (CPC) que, desde então, passou por várias ampliações. Atualmente, o prédio possui uma área de 4.995 m² e conta com:

– 12 consultórios

– 24 leitos de quimioterapia sequencial

– 16 leitos de quimioterapia dia

– 38 leitos de enfermaria (atendendo também Cuidados Paliativos)

– 10 leitos de isolamento

– 10 leitos de UTI

– Brinquedoteca

– Espaço do Adolescente

– ABC+Saúde

– Ler Faz Bem

– Espaço Jorge André

E demais áreas técnicas hospitalares.

As instalações trazem maior conforto aos pacientes, tendo a demanda crescente de novos casos do câncer infantojuvenil provocado constantes intervenções, garantindo um tratamento ágil e eficiente. A 3ª etapa do prédio está em pleno andamento e novos espaços estão sendo construídos visando sempre a humanização e eficiência do atendimento.

EXPANSÃO
Expansão (3)
Ler faz bem 1
prêmios e reconhecimentos

Prêmios e Reconhecimentos

A instituição conquistou o reconhecimento em 2019 como a Melhor ONG do país. Por suas boas práticas em quesitos como causa de atuação, representação e responsabilidade, gestão e planejamento, estratégia de financiamento, comunicação e prestação de contas, a Associação Peter Pan segue entre as 100 Melhores ONGs do Brasil nos anos de 2020 e 2022.

O programa de voluntariado da APP foi eleito, por dois anos consecutivos, um dos melhores do país na categoria de Gestão de Programa de Voluntariados em OSCs (Organizações da Sociedade Civil) com os prêmios VOL 2022 e VOL 2023.

Em 2022, a Associação Peter Pan também garantiu o 1º lugar no 11º Encontro do FórumDCNTs com o projeto EAD “Salvando Vidas I”. Na ocasião, foram apresentados os 5 projetos de maior destaque sob a premissa do enfrentamento às doenças crônicas não transmissíveis, sendo o projeto da APP o grande ganhador.

Números Peter Pan

Há 28 anos a APP tem feito a diferença na vida de milhares de famílias que lutam contra o câncer, possibilitando um futuro para esses guerreiros. Estar entre as melhores ONGs, ter o nosso programa de voluntariado entre os melhores do país, além de tantos outros importantes reconhecimentos, é a chancela do compromisso, da responsabilidade e da transparência das nossas ações. Trazer esses prêmios para casa é mostrar para cada colaborador, voluntário, doador, paciente e familiar que o apoio e a confiança que empregam nessa causa nos colocou entre as melhores instituições do Brasil. Somos só gratidão!

Michele Holanda, Superintendente Executiva da Associação Peter Pan.
0 anos

Existência

0

Programas Sociais

0 m²

Área do hospital

0

Assistências em 2023

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com