Hoje, cerca de 70% das crianças e adolescentes diagnosticados precocemente têm chances de cura.
Nesta segunda-feira (19), às 16h, a Associação Peter Pan realizou o evento “Chuva de Esperança”, celebração em alusão ao Setembro Dourado, campanha que tem como objetivos esclarecer e informar acerca do câncer infantojuvenil e reforçar a importância do diagnóstico precoce. A solenidade aconteceu em frente ao Centro Pediátrico do Câncer (rua Alberto Montezuma, 350 – Vila União) e contou com a presença da Presidente da instituição, Olga Freire, a Superintendente Executiva, Michele Holanda, os padrinhos da instituição, Ítalo Poeta e Ana Clara Rocha, pacientes, familiares, colaboradores e voluntários.
Com muita alegria e mensagens de esperança, o evento colocou em foco a importância da atenção aos sinais e sintomas das crianças e adolescentes, bem como o trabalho que vem sendo realizado pela APP nos últimos 26 anos dentro do campo do diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil. Ao final, os pacientes em tratamento foram homenageados com uma chuva de balões.
Setembro Dourado
O Setembro Dourado foi criado para chamar a atenção, por meio de ações preventivas e educativas, para os sinais e sintomas do câncer infantojuvenil. Uma das maiores mobilizações nacionais em prol da vida, a data tem como foco buscar por políticas públicas em prol do Diagnóstico Precoce, principal aliado no combate ao câncer infantil e, ainda, um dos maiores desafios na busca pela cura, como explica a Dra. Sandra Emília.
“O câncer faz parte da nossa realidade. Diferente do adulto, não existem medidas de prevenção e muitos sinais e sintomas podem ser confundidos com as doenças benignas da infância. Por isso, a importância dos profissionais de saúde e da sociedade em geral estarem atentos aos nossos meninos. O câncer tem cura e quando mais cedo se descobre, maiores são as chances de uma recuperação. Cerca de 80% das crianças e adolescentes em países desenvolvidos e 70% nos países em desenvolvimento, se diagnosticados precocemente, podem ser curados e ter qualidade de vida no futuro”, diz ela.
O evento faz parte das ações realizadas pela instituição durante o mês de setembro. Com o compromisso de informar e esclarecer a população, a Associação Peter Pan compartilha em suas redes sociais uma série de conteúdos sobre o câncer infantojuvenil, desde os sinais e sintomas, passando pelos tipos de tratamentos até a importância de humanizar o processo de busca pela cura.