• Ligue : +55 (85) 4008.4109
Faça agora sua contribuiçãoR$

29
mai

0
Olga Freire - presidente da Associação Peter Pan

APP promove capacitação de profissionais do PSF no Cariri

A Associação Peter Pan, em cumprimento a uma de suas diretrizes primordiais, esteve na Universidade Leão Sampaio, em Juazeiro do Norte, dias 24 e 25 de maio, ministrando capacitação sobre a importância do diagnóstico precoce no câncer infantojuvenil para profissionais do Programa Saúde da Família do Cariri. A exitosa parceria entre a APP e a Unileão reverte em aumento das chances de cura.
 
A presidente Olga Freire ressalta que o diagnóstico precoce é decisivo. “Chamamos todo o PSF do Cariri para ser capacitado a detectar os sinais e sintomas do câncer infantojuvenil. Deixamos o nosso agradecimento a Unileão pelo acolhimento à nossa luta de esperança e vida. Com certeza, vamos transformar a história do câncer infantojuvenil na região”.
 
Além do Diagnóstico Precoce, a Associação Peter Pan trabalha com outras duas importantes diretrizes. O atendimento humanizado, que atua promovendo a alegria, o bem-estar e a segurança, essenciais ao processo de cura, em ambiente hospitalar totalmente humanizado e ativo, envolvendo 22 Programas Sociais, em diversas áreas de atuação; e o tratamento humanizado, por meio de parceria com o Hospital Infantil Albert Sabin.
 
DIAGNÓSTICO PRECOCE
Ainda que promova tratamento comprovadamente humanizado, e apesar de ser um hospital que se transformou em Centro de Excelência no tratamento do câncer infantojuvenil em uma das regiões mais carentes do Brasil, é indispensável o Diagnóstico Precoce, para se alcançar a cura e obter qualidade de vida. Nesse sentido, em 2007, a Associação Peter Pan deu início ao Programa Mais Vida, viabilizado por meio das seguintes ações:
  • Ambulatório Especializado – Diariamente, no Centro Pediátrico do Câncer, um médico oncologista examina possíveis novos casos, oferecendo diagnóstico preliminar logo nas primeiras 24 horas;
  • Educação Continuada – Capacitação de Profissionais na área da Saúde em todo Estado do Ceará com o objetivo de reconhecer sinais e sintomas do câncer infantojuvenil.