Durante os cinco meses de treinamento são esperados cerca de 4.220 profissionais da saúde que participarão da capacitação
Nesta quarta-feira (24) teve início o treinamento de Diagnóstico Precoce do câncer infantojuvenil. A iniciativa é promovida pela Associação Peter Pan em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza e reúne profissionais da Estratégia de Saúde da Família do Município de Fortaleza.
Desenvolvidos todos os anos, os treinamentos têm por objetivo capacitar médicos e demais profissionais da área de saúde a identificar os sinais e sintomas do câncer infantojuvenil. O diagnóstico precoce é fundamental para conseguir a cura dos pacientes. Segundo a médica oncologista, Sandra Emília Almeida Prazeres, “o diagnóstico feito de forma precoce traz grandes mudanças na realidade de crianças e adolescentes com câncer. Por meio dele é possível realizar um tratamento inicial, menos agressivo e que proporciona resultados melhores com um número reduzido de sequelas”.
Diferentemente do câncer em adultos, que pode ser prevenido com cuidados e hábitos de vida saudáveis, não há medidas preventivas que evitem o câncer infantojuvenil, dessa forma identificar a patologia precocemente é o melhor caminho para realizar um tratamento eficaz, explica Dra. Sandra.
Os treinamentos acontecerão em diversos locais de Fortaleza, iniciando-se nesta quarta-feira, no Centro Universitário UniFanor e seguindo até o mês de setembro deste ano.