O curso buscou capacitar os voluntários da entidade para levarem mais acolhimento e humanização nas atividades executadas.
No último sábado (11) a Associação Peter Pan (APP) realizou a última aula da oficina de palhaçaria para os voluntários da instituição. O curso teve uma duração de 12 horas e aconteceu em 3 encontros que foram ministrados pelo professor Apolinário Alves e pelo coordenador do Vila das Artes Fortaleza, Henrique Castro Penha.
A capacitação foi idealizada pela equipe dos programas sociais e voluntariado da instituição que tem buscado cada vez mais capacitar seus voluntários, tornando os plantões fraternos realizados dentro do Hospital Peter Pan ainda mais lúdicos e acolhedores.
Sandra Salgado, Gerente de Atividades Sociais, explica a importância de capacitações como esta para os voluntários da APP: “Sempre buscamos nos reinventar e capacitar cada vez mais nossos voluntários. Não é apenas uma escolha, mas uma necessidade vital. Quando investimos no desenvolvimento de habilidades, estamos construindo alicerces sólidos para um impacto duradouro e significativo na vida das nossas crianças e adolescentes.”
A instituição, que nasceu da força de um voluntariado, há quase três décadas vem transformando a história do câncer infantojuvenil no estado do Ceará. As pessoas interessadas em tornarem-se voluntários podem realizar sua inscrição clicando abaixo, desde que cumpram as requisições necessárias para executar a atividade.
· É necessário ser maior de 18 anos;
· O trabalho voluntário acontece independente da área profissional;
· Não é caracterizado como estágio;
· Não tem vínculo com sua área de formação. O voluntário atua como pessoa comum, doando um pouco do seu tempo;
· O voluntário atua nos Programas Sociais desenvolvidos pela Associação Peter Pan, uma vez por semana, em dia e horário determinados, conforme horário de funcionamento do programa (no máximo 04 horas semanais);
· Os programas geralmente funcionam de segunda a sexta-feira (manhã e tarde), mas também temos programas que funcionam no turno da noite e no fim de semana;
· Para o engajamento no trabalho voluntário é necessário realizar pré-inscrição e participar de dois treinamentos, um institucional e um específico.