No último sábado (09) a Associação Peter Pan (APP), juntamente com a equipe do Hospital Infantil Albert Sabin (HIAS), realizou um encontro com o objetivo de acolher familiares de pacientes que já partiram. Este momento recebeu o nome de “Eu tenho um anjo”, em alusão aqueles pacientes que, hoje, não estão mais entre nós.
A ocasião contou com uma palestra do artista Bené Barbosa/Papudim, seguida por uma partilha de vivências entre a equipe de Cuidados Paliativos e familiares dos pacientes. Além disso, também foi apresentado um vídeo muito especial, produzido pela equipe da Animatik Filmes, que ilustrou de forma lúdica o processo pelo qual alguns anjos passam enquanto são assistidos pela instituição.
Este evento é uma realização do programa social Cirineu, um dos 16 programas sociais da APP, que busca realizar o acompanhamento das famílias dos assistidos, mesmo após sua partida. A equipe de Cuidados Paliativos, em parceria com a Associação Peter Pan, trabalha para prestar o devido suporte à pacientes e familiares em tratamento no Centro Pediátrico do Câncer.
Os Cuidados Paliativos representam a assistência prestada a todos aqueles que são diagnosticados com uma doença que ameaça a vida, como o câncer. Esse cuidado chamado paliar, busca melhorar a qualidade de vida do paciente e proporcionar apoio tanto a ele quanto à sua família, promovendo o alívio do sofrimento físico, emocional, social e espiritual.