O evento reuniu mais de 80 instituições dos setores público, privado e terceiro setor para debater o cenário das condições/doenças crônicas não transmissíveis (CCNTs/DCNTs) no Brasil.
Apresentando um projeto com foco na elevação do índice de cura do câncer infantojuvenil, a Associação Peter Pan – APP conquistou o 1º lugar no 11º Encontro do FórumDCNTs. O evento ocorreu na capital paulista e reuniu diversas instituições para propor iniciativas e formar parcerias com o objetivo de reduzir os casos de obesidade, diabetes, câncer e outras CCNTs, sendo a APP uma delas. Na ocasião foram apresentados os 5 projetos de maior destaque sobre a premissa do enfrentamento às DCNTs, sendo o EAD “Salvando Vidas”, projeto da Associação Peter Pan, escolhido como o melhor dentre os finalistas.
O ensino à distância vem sendo realizado pela APP desde março deste ano e já capacitou mais de 300 pessoas de 22 estados brasileiros na identificação precoce dos sinais e sintomas do câncer pediátrico. Detectar precocemente os sinais e sintomas do câncer ainda é a principal estratégia na busca pela cura da doença, que é a principal causa de morte de crianças e adolescentes de 0 a 18 anos. Diferente do que acontece com o público adulto, não existem medidas que previnem o câncer pediátrico, salvo as vacinas contra Hepatite B e HPV. Por isso, o diagnóstico precoce é o principal aliado nesta luta.
A oncohematologista pediátrica, Superintendente Médica da Associação Peter Pan e responsável pelo projeto, Dra. Sandra Emília Almeida Prazeres, explica a importância dessa conquista. “É um fato que o câncer é a primeira causa de morte de crianças e adolescentes e não podemos fechar os olhos para isso. O diagnóstico precoce ainda é a principal ferramenta para salvar vidas. O EAD Salvando Vidas veio para contribuir nesse processo e saber que essa iniciativa impacta crianças e adolescentes de todo o Brasil nos dá a certeza de que estamos no caminho certo para construir um futuro diferente e melhor para eles”.
O EAD, composto por 8 módulos, é totalmente gratuito e aborda desde políticas públicas, passando pelos sinais e sintomas dos principais tipos de câncer, bem como condutas que o profissional deve adotar mediante suspeita da doença, o fluxo a ser seguido em casos de neoplasia e uso do APPonco – aplicativo criado pela Associação Peter Pan e que tem sido utilizado como importante ferramenta de informação e esclarecimento de dúvidas. Os interessados podem fazer a inscrição no link https://ead.app.org.br e, após o início das aulas, o aluno terá 60 dias para concluir todos os módulos e realizar o teste final. Aqueles que obtiverem média mínima 7,0 irão receber o certificado de conclusão do curso, emitido na própria plataforma.
Há 15 anos salvando vidas
Desde de 2007, a APP vem realizando o importante trabalho de capacitar os profissionais de saúde, da capital e interior do Ceará, em identificar precocemente a doença por meio de sinais e sintomas. As aulas aconteciam de forma presencial, porém, com a pandemia, a instituição precisou se adaptar à nova realidade e abraçar o formato virtual. Dra. Sandra Emília fala sobre a importância de dispor de tecnologias que possibilitam o conhecimento a chegar mais longe.
“Com a pandemia, o trabalho que já vinha sendo desenvolvido, precisou ser adaptado. O desafio era grande, mas a vontade de manter vivas as chances desses meninos e meninas era maior. Agora, dispomos de uma ferramenta que faz com que o conhecimento esteja à distância de apenas alguns cliques. Com o EAD conseguimos ampliar consideravelmente o número de agentes do bem no combate ao câncer. O profissional de saúde não precisa mais sair da sua casa ou do trabalho para ter acesso à informação. Nosso objetivo com essa iniciativa é fazer com que a descoberta do câncer aconteça cada vez mais rápido e, assim, levar a esperança de vida e cura para as crianças e adolescentes”.
Conhecendo a grade de conteúdo do EAD Salvando Vidas
Introdução – com Dra. Sandra Emília Almeida Prazeres (Oncohematologista Pediátrica).
Unidade 1 – Política Nacional para prevenção e controle do câncer e epidemiologia do câncer – Anice Holanda Nunes Maia (Psicóloga).
Unidade 2 – Os sinais e sintomas comuns ao câncer pediátrico – com Dra. Patrícia Narelly Cruz Silva (Oncopediatra) e Dr. Eugênio Pacelli de Oliveira Melo (Oncopediatra).
Unidade 3 – Probabilidade do câncer infantojuvenil – Parte 1 – com Dra. Viviany de Oliveira Viana (Oncohematologista pediátrica) e Dra. Nádia Mendonça Trompiere (Oncopediatra), Patrick da Silva Camelo (Psicólogo).
Unidade 4 – Probabilidade do câncer infantojuvenil – Parte 2 – com Dr. Carlos Artur da Costa Moraes (Oncohematologista pediátrico) e Dra. Márcia Lima Verde Campos de Oliveira (Oncopediatra), Dr. Alex Monteiro (Oncopediatra), Mariana Bruno Soares (Psicóloga).
Unidade 5 – Probabilidade do câncer infantojuvenil – Parte 3 – com Dra. Nadia Gurgel Alves (Oncopediatra) e Dra. Mayara Satsuki Kunii (Oncopediatra).
Unidade 6 – Probabilidade do câncer infantojuvenil – Parte 4 – com Dra. Renata Rolim de Sousa (Oncohematologista pediátrica).
Unidade 7 – Organização do sistema de referência e contrarreferência – com Dra. Selma Lessa de Castro (Oncohematologista pediátrica).
Unidade 8 – Ferramenta tecnológica de consulta de sinais e sintomas do câncer infantojuvenil – com Sandra Emília Almeida Prazeres (Oncohematologista Pediátrica).