O evento prevê uma estimativa superior a 1.000 participantes de todo o país
Em seu segundo ano de realização, a II Jornada Cearense de Oncologia Pediátrica contou com 17 convidados de diversas regiões do Brasil. O evento aconteceu no último dia 07 de setembro (segunda-feira), em formato virtual (YouTube), no horário de 8:30h às 17h50.
Realizado pela Associação Peter Pan, Sociedade Cearense de Pediatria (SOCEP) e o Hospital Infantil Albert Sabin, em parceria com a Cooperativa dos Pediatras do Ceará (Cooped), Confederação Nacional das Instituições de Apoio e Assistência à Criança e ao Adolescente com Câncer (CONIACC), Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica (SOBOPE) e Instituto Ronald McDonald (IRM), a II Jornada tem como objetivo atualizar os profissionais da área de saúde, principalmente os pediatras e da Atenção Básica de Saúde, no que diz respeito ao diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil e atuar, de forma colaborativa, no combate ao câncer infantojuvenil.
Segundo a médica Oncologista e Hematologista Pediátrica e Gerente Técnica Médica da Associação Peter Pan, Sandra Emília Almeida Prazeres, é importante estar atento aos sinais e sintomas que crianças e adolescentes apresentam. A atenção dada durante estas fases pode ser determinante na identificação e tratamento de uma patologia. “Este ano nos trouxe grandes desafios no que diz respeito a saúde pública. Mais do que nunca precisamos estar unidos e lutando em prol da vida. Com a ascensão dos eventos virtuais temos a possibilidade de levar o conhecimento e a troca de experiências para mais pessoas, criando uma rede de informações a nível nacional. A II Jornada Cearense de Oncologia Pediátrica alcançará profissionais de todo o Brasil, ajudando na luta de milhares de crianças e adolescentes das 5 regiões do país”, diz ela sobre a importância de um evento como este no atual cenário da saúde brasileira.
Setembro Dourado
Neste mês é celebrado o Setembro Dourado, campanha criada para chamar a atenção, por meio de ações preventivas e educativas, para os sinais e sintomas do câncer infantojuvenil. A data tem como foco a busca por políticas públicas em prol do Diagnóstico Precoce. Dessa forma, a II Jornada Cearense de Oncologia Pediátrica veio proporcionar a atualização dos profissionais de saúde sobre o tema, contribuindo para elevar o índice de cura do câncer infantojuvenil.
Associação Peter Pan
Concorrendo com 756 de instituições de todo o país, a Associação Peter Pan foi eleita a Melhor ONG do Brasil em 2019. A instituição atende crianças e adolescentes com câncer em todo estado do Ceará e regiões do Norte e Nordeste. Com 24 anos de história, se tornou destaque pelo trabalho que realiza com o Diagnóstico Precoce e ações que viabilizam o Tratamento Humanizado, desenvolvido por meio dos 16 programas sociais existentes. Somente em 2019 foram mais de 116 mil assistências sociais.
Veja os principais momentos:
Assessoria de Comunicação da Associação Peter Pan