• Ligue : +55 (85) 4008.4109
Faça agora sua contribuiçãoR$

10
jul

0
WhatsApp Image 2020-07-01 at 16.02.52

Associação Peter Pan aposta em plataformas virtuais para dar continuidade as atividades do Voluntariado

Atualmente, a instituição possui cerca de 340 voluntários ativos que realizam atividades dentro dos programas sociais desenvolvidos pela APP

O cenário da pandemia trouxe grandes mudanças para as organizações, inserindo, cada vez mais forte, o ambiente virtual na rotina dos colaboradores. Uma parte fundamental da Associação Peter Pan, o Voluntariado tem sido crucial na história da ONG nas últimas décadas, porém o setor também sofreu ajustes com o surgimento da Covid-19. Como medida de segurança, os voluntários foram afastados de suas atividades presenciais, mas a APP tem apostado nas plataformas virtuais para trazê-los junto aos pacientes e seus familiares.

Lives

As lives ganharam grande destaque nos últimos meses e têm sido uma forma de aproximar as pessoas. Os eventos virtuais também entraram no calendário de ações da Associação Peter Pan. A cada quinze dias acontecem lives com foco nos voluntários. Os temas, sugeridos por eles, trazem a tona assuntos pertinentes ao momento, como a saúde mental e emocional, o amor e a caridade, o medo do novo vírus e tantos outros. As transmissões acontecem no perfil da instituição (@associacaopeterpan), nas segundas-feiras, às 10h.

Plantões Virtuais

Outra ação de aproximação da APP são os plantões virtuais. Eles acontecem diariamente, em horário pré-estabelecido, por meio da plataforma Zoom. O objetivo dos encontros é mantê-los informados sobre as novidades da instituição e estabelecer uma rotina de conversas, com a troca de experiências e sentimentos surgidos durante a pandemia.

Curso de Contação de Histórias

O Voluntariado da Associação Peter Pan tem como um de seus compromissos capacitar, em diversas áreas, os voluntários que são inseridos nos programa sociais, com o objetivo de aprimorar o atendimento que ele faz junto aos pacientes e familiares em tratamento. Com isso em mente, no próximo dia 15 de julho, a instituição realiza o I Curso de Contação de História. O evento é voltado para os voluntários ativos e será ministrado pelo artista plástico, Alex Sandro Santos Ferreira. As aulas acontecerão semanalmente pela plataforma Zoom, das 18h às 19h, e irão se dividir um nove módulos.

A capacitação tem o objetivo de utilizar as histórias infantis como ferramentas do atendimento humanizado. A contação de histórias irá ensinar os voluntários a usar o próprio ambiente no qual o paciente está inserido para criar narrativas divertidas e inusitadas. De forma lúdica, a técnica irá reforçar, junta a criança e seu acompanhante, o cuidado com si e com o espaço que ocupa.

“Não se trata de uma leitura estática, mas algo que tenha vida, emoção. Nós queremos introduzir neste atendimento elementos como fantoches, além de materiais que podem ser usados em enfermarias, como papel, lápis de cores e etc. O curso vai despertar em nossos voluntários essa habilidade de utilizar a narrativa em qualquer ambiente do hospital, seja na recepção, nas enfermarias ou na Brinquedoteca”, explica a Coordenadora do Voluntariado, Vânia Assis.

WhatsApp Image 2020-07-01 at 16.02.52

Assessoria de Comunicação da Associação Peter Pan