A Associação Peter Pan nasceu da vontade de amar e de tornar melhor a vida de crianças e adolescentes com câncer. Criada em 1996, ela vem transformando o cenário do câncer infantojuvenil em todo o estado Ceará e outros estados das regiões Norte e Nordeste nos últimos 26 anos. Com a colaboração de empresas, doadores, voluntários e poder público a entidade inaugurou o Hospital Dia Peter Pan quatro anos após sua fundação, no ano 2000, germinando a semente que hoje é referência no tratamento do câncer infantojuvenil, o Centro Pediátrico do Câncer (CPC).

No ano de 2010 foi entregue à população o Centro Pediátrico do Câncer, ou Hospital Peter Pan, como ficou conhecido. Em parceria com o Hospital Infantil Albert Sabin, o local tem atendido milhares de pacientes e familiares todos os anos. Atualmente, cerca de 1.100 crianças e adolescentes por mês recebem assistência no tratamento contra o câncer na APP. 

Essas realizações só são possíveis graças ao apoio dos nossos doadores, das empresas amigas, voluntários e poder público. Sem eles, proporcionar o tratamento especializado adequado e atendimento humanizado às nossas crianças e adolescentes, se tornaria uma tarefa mais difícil.

Olga Freire, Fundadora da Associação Peter Pan

Atualmente o prédio possui uma área de 4.995 m² formada por leitos, Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), enfermaria, consultórios médicos, além de espaços diferenciados como a Brinquedoteca, Espaço do Adolescente, ABC+Saúde e diversos outros que proporcionam conforto, entretenimento e qualidade de vida ao paciente e sua família. 

Assistir Vídeo

Atendimento Humanizado
Atendimento Humanizado 2

Atendimento Humanizado

Além do CPC, a Associação Peter Pan realiza dezesseis programas sociais. Essas iniciativas acompanham o paciente desde o primeiro contato com o hospital até o pós-tratamento. Em 2021, cerca de 1.100 pacientes foram assistidos mensalmente, totalizando 53.634 mil assistências no ano. Em média, cada criança é beneficiada por 4 programas sociais, como a distribuição de cestas nutricionais, reformas e adaptações de casas, doação de cadeiras de rodas, realização de sonhos, apoio a viagens para a realização de tratamentos e procedimentos cirúrgicos em outros estados e diversas outras ações que têm proporcionado melhor qualidade de vida às crianças e aos seus familiares.

A atuação conjunta dos procedimentos clínicos e ações sociais é o grande destaque e diferenciação do Hospital Peter Pan.

Já foi comprovado cientificamente que a humanização durante um tratamento médico contribui no processo de cura do paciente

Olga Freire, Fundadora da Associação Peter Pan

Expansão

O Hospital Dia Peter Pan nasceu no ano 2000. Dez anos após sua construção foi erguido o Centro Pediátrico do Câncer com 71 leitos na época: 7 leitos de UTI, 8 enfermarias com 2 leitos cada, 8 leitos de isolamento, 1 sala para procedimentos de pequeno porte, 6 consultórios, salas de quimioterapia, Brinquedoteca, Espaço do Adolescente, ABC+Saúde e diversos outros espaços diferenciados. Em 2014 foi lançada a pedra fundamental da expansão do Centro Pediátrico do Câncer – CPC, tendo sua primeira etapa sido concluída quatro anos depois, em 2018, com a inauguração da expansão do terceiro andar com o acréscimo de 4 enfermarias com dois leitos cada, 2 leitos de isolamento e 1 sala de procedimentos, infraestrutura de apoio e ainda um auditório no quarto andar. Em abril de 2019, foi entregue a segunda etapa da obra com a inauguração da expansão do 1º andar, contemplando mais 6 enfermarias com dois leitos cada, 2 leitos de cuidados paliativos, infraestrutura de apoio e 6 consultórios médicos. No ano de 2020, a Associação Peter Pan realizou a reforma de toda a área de UTI, tendo ainda ampliado o número de leitos de 7 para 10.

Atualmente o prédio conta com:

  • 10 leitos de UTI
  • 24 leitos de quimioterapia sequencial
  • 38 leitos de enfermaria (atendendo também Cuidados Paliativos)
  • 10 leitos de isolamento
  • 16 leitos de quimioterapia dia
  • 12 consultórios
  • Brinquedoteca
  • Espaço do Adolescente
  • ABC+Saúde

E demais áreas técnicas hospitalares.

As novas instalações trazem maior conforto aos pacientes, tendo a demanda crescente de novos casos do câncer infantojuvenil provocado constantes intervenções de forma a garantir um tratamento ágil e eficiente. Já foi iniciada a terceira etapa da obra de expansão do Centro Pediátrico do Câncer, que objetiva a expansão do segundo andar, mediante a construção de dois centros cirúrgicos (um de médio e outro de grande porte), uma sala de recuperação com 6 leitos e toda infraestrutura técnica necessária, demandando um alto investimento, na ordem de R$ 2 milhões de reais, ainda não totalmente captados.

Com esta adição será possível ampliar o atendimento dentro do próprio Centro Pediátrico, tratar novos pacientes e estender a atuação da Associação Peter Pan por diversas outras regiões do Estado e fora dele.

EXPANSÃO
Expansão (3)
Expansão (2)
Expansão (5)
Design sem nome (1)

Melhores ONGs do Brasil

Concorrendo com 670 instituições de todo o Brasil, que atuam nos setores de saúde, educação, meio ambiente, esporte, criança e adolescente e desenvolvimento local, a Associação Peter Pan está entre as 100 Melhores ONGs do país no ano de 2020. Em 2019 a instituição foi eleita a Melhor do país, destacando-se em quesitos como governança, transparência, comunicação e financiamento.

O prêmio Melhores ONGs é fornecido pelo Instituto Doar, a agência O Mundo Que Queremos e a Rede Filantropia em parceria com a Fundação Toyota, Fundação Lemann, Instituto Humanize e a Fundação Getúlio Vargas, sendo esta última responsável por avaliar os critérios. 

Esse resultado é um reconhecimento ao nosso trabalho, que não começou agora, mas há 26 anos

Olga Freire, Fundadora da Associação Peter Pan

Números Peter Pan

0 anos

Existência

0

Programas Sociais

0 m²

Área do hospital

0

Assistências em 2021

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com