Em sua trajetória, a APP transformou o cenário oncopediátrico no Ceará e tornou-se referência no acompanhamento da doença no Norte e Nordeste
No dia 7 de abril, a Associação Peter Pan completa mais um ano de vida, marcada por exitosos avanços e conquistas imensuráveis. Fundada em 1996, a instituição trilha uma trajetória firmada na busca por cumprir sua missão de elevar o índice de cura e transformar o cenário oncopediátrico do Ceará. Referência no acolhimento de crianças e adolescentes em tratamento contra o câncer, a APP preza por sua credibilidade e segue expandindo suas atividades.
Há 29 anos, a Associação iniciou sua atuação de maneira singela, buscando prestar acolhimento às famílias que enfrentavam essa dura batalha no Hospital Infantil Albert Sabin (HIAS). A partir do apoio promovido e da determinação em continuar prestando assistência às crianças, a instituição identificou a deficiência na assistência aos pacientes oncopediátricos e a necessidade de acolhimento em diferentes áreas do tratamento.
Com isso, ano após ano, a Associação Peter Pan buscou ampliar a oferta de programas de promoção à saúde desenvolvidos para os assistidos, contando com a ajuda de fieis voluntários, além do engajamento da sociedade civil e do apoio de empresas parceiras. A partir dessa mobilização, a instituição conseguiu realizar importantes projetos, como o Hospital Dia Peter Pan, em 2000, e a inauguração do Centro Pediátrico do Câncer (CPC), em 2010.
Referência no tratamento humanizado do câncer infantojuvenil no Norte e Nordeste, o Hospital Peter Pan, como também é conhecido, conta com 96 leitos, distribuídos entre enfermaria, quimioterapia dia e sequencial, consultórios, Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) e leitos de isolamento. O CPC também dispõe de espaços de lazer para os pacientes, como o Ler Faz Bem, o ABC+Saúde e a Brinquedoteca.
Para Sandra Salgado, Superintendente de Atenção Integral, nada disso seria possível sem o apoio da sociedade, que acredita no trabalho desenvolvido pela Associação Peter Pan. “São 29 anos de história, e contar com o apoio da sociedade é fundamental para darmos continuidade aos 16 programas de promoção à saúde que desenvolvemos. Desde a nossa fundação, realizamos um trabalho coeso e alinhado ao nosso ideal de transformar a história do câncer infantojuvenil no Ceará, apoiando as famílias e levando esperança aos nossos jovens pacientes. Sem dúvidas, é um trabalho inigualável”, pontua Sandra.
PRÊMIOS E RECONHECIMENTOS
Fiel ao seu propósito, a APP percorreu sua trajetória conquistando importantes reconhecimentos. Em 2024, tornou-se tricampeã no Prêmio VOL, que consagra os melhores programas de voluntariado do país. Ainda no mesmo ano, foi contemplada com o Selo Doar, que avalia os altos padrões de gestão e transparência mantidos pela organização.
Além disso, a instituição foi certificada com o selo de Rede Integrada do Instituto da Criança, uma iniciativa que valoriza entidades sociais que geram impacto positivo no Brasil, e com o Prêmio Impulso 2024, pelo trabalho desenvolvido no setor de comunicação.
A Associação Peter Pan também recebeu, em 2019, o reconhecimento como a Melhor ONG do país por suas boas práticas em critérios como causa de atuação, representação e responsabilidade, gestão e planejamento, estratégia de financiamento, comunicação e prestação de contas. A organização se manteve entre as 100 Melhores ONGs do Brasil nos anos de 2020 e 2022.
“É uma honra ver que nosso trabalho transcende as barreiras regionais e se torna referência em todo o país. Tudo o que conquistamos ao longo dos anos é fruto da nossa incessante luta por oferecer melhor qualidade de vida e esperança de cura aos nossos pequenos pacientes e suas famílias. No fim, esta é nossa verdadeira motivação”, destaca Michele Holanda, Superintendente Executiva da APP.