• Ligue : +55 (85) 4008.4109
Faça agora sua contribuiçãoR$

02
set

0
Girassol

Associação Peter Pan amplia o setor de Saúde Mental em hospital de tratamento oncológico pediátrico

O novo setor irá combinar o tratamento tradicional com terapias complementares.

Buscando garantir, não só a cura de seus pacientes, mas também o bem estar e qualidade de vida das crianças, adolescentes e familiares em tratamento no Centro Pediátrico do Câncer, a Associação Peter Pan desenvolve um setor destinado exclusivamente a saúde mental em um hospital de tratamento oncológico pediátrico na cidade de Fortaleza. O objetivo dessa iniciativa é realizar acompanhamentos psicológicos durante todas as fases do tratamento, bem como fortalecer o tratamento humanizado junto aos pacientes e familiares, prevenção do desenvolvimento de possíveis transtornos mentais, estudos clínicos, além de combinar tratamento convencional com terapias complementares que integram corpo, mente e espírito.

O novo setor irá trabalhar tanto em atividades grupais (grupo de mães, grupo de apoio ao luto, grupo de adolescentes e grupo de gestantes), como também em atendimento individual junto a pacientes e familiares em regime de tratamento (UTI, Internação, Atendimento Dia, Quimioterapias, Ambulatórios e Ambulatório de Diagnóstico Precoce), assim como em Cuidados Paliativos.

Suas atividades se concentrarão na prevenção do desenvolvimento de transtornos mentais, tratamento digno, apoio contra a vulnerabilidade social, conferências familiares, comunicação de notícias, cuidados paliativos, consulta multidisciplinar, psicodiagnósticos realizados em parceria com a Universidade de Fortaleza (UNIFOR), realização de programas de extensão da Universidade Federal do Ceará (UFC) e estágios supervisionados com estudantes da Unifor. O acompanhamento será realizado de segunda a sexta.

Com o novo setor de Saúde Mental é esperado que haja uma diminuição dos transtornos de adaptação, depressivos e ansiosos, diminuição de casos de abandono parental, aumento na adesão ao tratamento, aumento do equilíbrio emocional, casos de superação e auxílios sociais, bem como aprimoramento da qualidade de comunicação e informação passada aos pacientes e familiares e a integração e aproximação da família durante o tratamento.

A psicóloga e gerente do novo setor, Mariana Bruno Soares, explica de onde surgiu a ideia de desenvolver um setor exclusivo para a saúde mental e qual o impacto que ele terá no decorrer do tratamento dos pacientes. “A necessidade da criação de um setor de saúde mental da Associação Peter Pan surgiu da carência cada vez mais evidente dos pacientes e familiares. Pessoas que, além de atravessar um tratamento longo e muito difícil, passam por uma grande vulnerabilidade social e emocional, por isso precisam de um acompanhamento personalizado e aprofundado, para assim então podermos falar de dignidade e humanização, um dos grandes objetivos da Associação Peter Pan”, salienta ela.

Projeto Integrare

O projeto Integrare fará parte do setor de Saúde Mental e trata-se de uma iniciativa desenvolvida pela Associação Peter Pan, em parceria com a médica demartologista, Dra. Gina Belém. Sua base é a medicina integrativa, que combina terapias alternativas como yoga, reike, musicoterapia, aromaterapia, palhaçoterapia, arteterapia, massoterapia, microfisioterapia, coaching, espiritualidade e outros. Essas terapias serão combinadas com um tratamento personalizado multidisciplinar, envolvendo as áreas de psicologia, nutrição, terapia ocupacional e palestras educativas.

O objetivo do Integrare é proporcionar aos pacientes oncológicos do Centro Pediátrico do Câncer e seus cuidadores, em conjunto com o tratamento convencional, o autocuidado, que representa a parte que cabe ao paciente em cuidar de si mesmo. Pode representar o cuidado com a higiene pessoal, a espiritualidade, incluir a relação com o meio e com as pessoas ao redor, hábitos alimentares, atividade física, qualidade de sono, uso de práticas ou terapias complementares e gestão de estresse.

Os atendimentos serão coordenados pela Associação Peter Pan, em parceria com o Hospital Infantil Albert Sabin e serão realizados no Hospital Peter Pan e na sede administrativa da instituição, de segunda a sexta-feira, nos turnos da manhã e tarde.

Inicialmente, os atendimentos serão direcionados para os cuidadores e gradualmente, conforme orientação médica do Serviço de Oncologia do CPC, será dado início aos atendimentos dos pacientes oncológicos.

Girassol

IMG_7519

Assessoria de Comunicação da Associação Peter Pan