• Ligue : +55 (85) 4008.4109
Faça agora sua contribuiçãoR$

03
fev

0
WhatsApp Image 2020-02-03 at 18.03.42(2)

Terapeutas Integrativos realizarão atendimentos de graça para pacientes do IPREDE e da Associação Peter Pan.

Os atendimentos na APP irão ocorrer dentro do projeto Integrare, que está em pleno funcionamento desde setembro do ano passado. Mais de 280 pessoas foram beneficiadas com a iniciativa em 2019

Capacitar novos profissionais e oferecer gratuitamente práticas integrativas aos pacientes atendidos por organizações não governamentais de Fortaleza. Este é o objetivo do programa de trainee do Mundo Akar para terapeutas em formação. O lançamento desse programa de treinamento e assistência aconteceu nesta segunda-feira, dia 3 de fevereiro, às 9h da manhã, na sede da clínica Mundo Akar (Rua Felipe Nery, 1000). O novo projeto funcionará em parceria com a Associação Peter Pan e com o Instituto da Primeira Infância (IPREDE).

A psicóloga Emanuela Ferreira Gomes, psicóloga e diretora do Mundo Akar, explica que a clínica realiza atendimentos e cursos em práticas integrativas e complementares e o programa de trainee é também uma forma de oferecer atendimento à população que não tem condições de arcar pelas técnicas integrativas. “Ainda há uma dificuldade para acessar esses serviços pela rede de assistência pública e o Mundo Akar se propõe a expandir esse acesso e conhecimento sobre as técnicas, realizando projetos sociais para que o maior número de pessoas possa conhecer as terapias. Além disso, como ainda é um mercado que está em crescimento, em Fortaleza não existe um lugar que oferece capacitação em sua integralidade para aqueles que pretendem se tornar terapeutas, com aulas teóricas e os módulos práticos, os quais serão realizados nas instituições parceiras”, destaca Emanuela.

O programa de treinamento englobará cinco práticas integrativas: Reiki, Constelação Familiar, Massagem Ayurvedica, ThetaHealing e Barras de Access. Após a introdução no conteúdo teórico, os terapeutas em formação farão as aulas práticas na Associação Peter Pan, através do projeto Integrare, e no Instituto da Primeira Infância (IPREDE). Cada modalidade tem um cronograma de atividades específico, que dura cerca de seis meses, e os futuros profissionais serão avaliados nos atendimentos ao corpo técnico, clínico, familiares e pacientes das organizações.

Emanuela complementa ainda que o projeto é uma iniciativa pioneira na cidade, pois esta iniciativa está sendo realizada por uma instituição particular (Mundo Akar), quando o poder público também deveria abraçar a causa. “Além do atendimento à população carente, o projeto chegou para atender uma demanda de profissionalização necessária e indispensável para que os novos terapeutas estejam preparados para oferecer atendimento ao público de uma forma integral, pautada pela seriedade e por condutas éticas. Essa união entre o Mundo Akar e as instituições de grande respaldo, como a Peter Pan e o Iprede, mostra que as práticas integrativas cada vez mais têm tido o seu papel reconhecido dentro do conceito do que é saúde”, destaca.

Para Mariana Bruno, coordenadora do setor de Saúde Mental da Associação Peter Pan, “as terapias integrativas usadas no tratamento de crianças com câncer ajudam a aliviar sintomas, reduzir os efeitos colaterais do tratamento e a como lidar com os aspectos emocionais de ter uma doença possivelmente fatal. A Medicina Integrativa deve ser estudada não apenas na criança com câncer através desses cuidados, mas também com os familiares, pois o câncer é uma experiência da família. Esse projeto mostra como é importante ter o foco na pessoa como um todo, oferecendo o que há de melhor e com base em evidências, resgatando a capacidade inata de cura do próprio organismo. Para isso, é fundamental a capacitação da equipe interdisciplinar para que tal cuidado integrado tenha esse diferencial”, destaca Mariana.

Conheça as terapias que serão aplicadas na Associação Peter Pan e no Instituto da Primeira Infância (IPREDE) pelos terapeutas em formação

Reiki – Prática criada em 1922 pelo monge budista japonês Mikao Usui. Por meio dessa técnica, é possível canalizar a energia universal Ki a fim de restabelecer o equilíbrio natural, não só espiritual, mas também emocional e físico.

Constelação Familiar – prática terapêutica usada para tratar questões físicas e mentais a partir da revelação das dinâmicas ocultas de uma família. Por meio da constelação familiar é possível identificar acontecimentos que, mesmo desconhecidos, podem trazer problemas para a vida de uma pessoa.

Massagem Ayurvedica – Massagem feita com óleo vegetal e pó que aquece o corpo. Estimula os músculos e a circulação, liberando as toxinas. Por meio de toques profundos, propicia um realinhamento postural, alívio de tensões no corpo, fortalece o sistema imunológico e tem efeitos anti-stress e antidepressivos.

ThetaHealing – É uma técnica de cura energética que ensina a identificar e liberar crenças e padrões que impedem o paciente de ser feliz. Por meio dessa ferramenta, o paciente aprende a olhar para si, se reconectando profundamente com a essência.

Barras de Access – Terapia corporal que o paciente se desprenda de pensamentos, ideias, condicionamentos, emoções, atitudes e crenças limitantes que a pessoa tenha registrado sobre qualquer situação.

Acompanhe como foi o lançamento:

WhatsApp Image 2020-02-03 at 18.03.42(1)

Da esquerda para a direita: Mariana Bruno, Coordenadora do setor de Saúde Mental da Associação Peter Pan. Dra. Gina Belém, Coordenadora do Projeto Integrare da Associação Peter Pan

WhatsApp Image 2020-02-03 at 18.03.42

Da esquerda para a direita: Emanuela Gomes, Administradora do Mundo Akar; Dra. Gina Belém, Coordenadora do Projeto Integrare da Associação Peter Pan; Mariana Bruno, Coordenadora do setor de Saúde Mental da Associação Peter Pan.

WhatsApp Image 2020-02-03 at 18.03.41(1)

Da esquerda para direita: Dra. Gina Belém, Coordenadora do Projeto Integrare da Associação Peter Pan; Mariana Bruno, Coordenadora do setor de Saúde Mental da Associação Peter Pan; Naíza Ferreira, Coordenadora do programa de trainee do Mundo Akar

WhatsApp Image 2020-02-03 at 18.03.41

Mariana Bruno, Coordenadora do setor de Saúde Mental da Associação Peter Pan

WhatsApp Image 2020-02-03 at 18.03.40

Da esquerda para a direita: Mariana Bruno, Coordenadora do setor de Saúde Mental da Associação Peter Pan. Naíza Ferreira, Coordenadora do programa de trainee do Mundo Akar

WhatsApp Image 2020-02-03 at 18.03.42(3) WhatsApp Image 2020-02-03 at 18.03.42(2)

Fotos: Mundo Akar

Assessoria de Comunicação da Associação Peter Pan